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Avaliações - Nutricional

 

Alimente-se bem

Magno Luiz
Nutricionista CRN – 06100620
Prof. Educação Física CREF – 02672 – G/MG

Os nutrientes consumidos na alimentação diária proporcionam a energia necessária para manter as funções orgânicas tanto em repouso como durante as diversas modalidades de atividade física. Embora o combustível necessário para praticar atividade física se origine dos carboidratos, proteínas e gorduras, a utilização eficiente da energia desses nutrientes requer uma delicada interação de outros micronutrientes. Diversas vitaminas e minerais desempenham papeis importantes e altamente específicos nos processos metabólicos. Felizmente, as quantidades necessárias destes micronutrientes se obtêm através dos alimentos consumidos em refeições bem balanceadas. Com a seleção e preparação adequadas dos alimentos, a necessidade de consumir suplementos vitamínicos e minerais é inexistente sob o ponto de vista fisiológico, salvo caso especiais como, por exemplo, na gravidez, algumas doenças, uso de alguns medicamentos e determinados atletas.
Seis categorias de nutrientes se encontram nos alimentos que consumimos: são os macronutrientes carboidratos, proteínas e gorduras ou lipídios e os micronutrientes vitaminas e minerais. A água também tem uma participação importante na regulação de diversas funções orgânicas. Os nutrientes consumidos na dieta são substâncias necessárias utilizadas para:
  • Perda de gordura;
  • Ganho de massa muscular;
  • Bem estar em geral;
  • Proporcionar energia para fazer atividade física;
  • Ajudar na memória;
  • Produção de vários hormônios;
  • Fortalecimento dos ossos com a prevenção da osteoporose;
  • Prevenção de várias doenças (câncer, diabetes, obesidade, etc);
  • Controle do colesterol;
  • Recuperação de lesões musculares;
  • Otimizar o rendimento esportivo reduzindo a fadiga;
  • Auxilia no crescimento;
  • Contribui para fertilidade.

A soma de todos esses processos denomina-se metabolismo. Um conhecimento da interação metabolismo-nutrição é importante, pois uma alimentação adequada não apenas afeta o funcionamento do organismo em repouso, mas também influencia diretamente no desempenho das mais diversas atividades físicas.
Necessidades nutricionais de atletas muito ativos podem exceder às recomendações diária dos nutrientes. As necessidades calóricas individuais são muito variáveis, dependendo da altura, do sexo e do esporte praticado pelo indivíduo.

 

 

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