Nova pagina 1

A BHRUN


 .Percursos

 .Quem somos

 . Equipe

 . Atletas

 

Treinamento


 .Corrida

 .Maratona

 .Triatlon

 .Montain Bike

 

Avaliações


 .Física

 .Médica

 .Postural

 .Nutricional

 

 

 
Treinamento - Montain Bike

 

O que é?

Originalmente, chamava-se mountain bike o esporte no qual se utilizavam bicicletas para subir e descer montanhas. Mas isso foi naquela época romântica, quando nem as bikes tinham um nome definido e "Mountain bikes" era o nome da loja de Gary Fisher, o norte-americano que criou o termo e o esporte (hoje seu nome é sinônimo de ótimas bikes feitas nos EUA).

 
Mas atualmente a definição de mountain bike se ampliou: é o esporte ciclístico que utiliza bicicletas para percorrer lugares onde há contato direto com a natureza e ausência de caminhos pavimentados. Dentro desta definição há algumas subdivisões que refletem mais especificamente o tipo de terreno e as condições da prática:

Cross Country - é a modalidade mais comum, disputada em circuitos com subidas e descidas, trechos de caminhos abertos e trilhas fechadas, com obstáculos como barrancos, pontes estreitas e toda a diversidade de complicadores que os organizadores do evento julguem interessantes.

Downhill - é a modalidade que deu início ao mountain bike. Resume-se na disputa de corridas em trechos de descidas longas e tortuosas. As descidas acontecem contra o relógio, os competidores descem individualmente e aquele que marcar o menor tempo leva. Em algumas competições, cada um pode descer mais de uma vez.

Dual Slalom - similar ao downhill, só que nesta modalidade os competidores se enfrentam dois a dois, e por eliminatórias simples sai o campeão.

Endurance - provas de longa duração, onde o importante é ser capaz de permanecer na competição por longos períodos de tempo. Disputadas em circuito fechado, as provas geralmente terminam após um determinado tempo, e ganha o competidor ou equipe que tiver conseguido dar mais voltas no circuito. Desde 1997 temos no Brasil o MTB 12 horas que é uma prova deste tipo.

Trip Trail - provas de longa distância, que são realizadas em circuitos abertos, indo de um ponto a outro sem repetir o percurso. Este tipo de prova pode durar mais do que um dia e ter várias largadas.

Uphill - consiste em provas de subida de montanha, onde os atletas têm como desafio vencer trechos de subida, que podem ter mais de 10km de extensão. Talvez seja uma das modalidades mais duras do MTB, e por isso com poucos praticantes. As competições podem ser do tipo contra o relógio ou tradicionais, com todos os atletas largando ao mesmo tempo.

Fonte: http://aventure-se.ig.com.br/homes/3/oque.html

 

 

Nova pagina 1
cÁlculos




Novidades


 . Provas

 . Resultados

 . Galeria de Fotos

 . Eventos

 . Notícias

 . Artigos

 . Quadro de Avisos

 

Relacionamento


 . Dicas

 . Curiosidades

 . Fale com a BHRun

 
 

 

 

 

 

       httpage/RC|DC